|
Cantores relembraram seus grandes sucessos como “Pra Rua Me Levar”, composição de Villeroy que ficou conhecida na voz de Ana Carolina e “Deu Pra Ti”
Os cantores Antonio Villeroy e os irmãos Kleiton e Kledir fecharam a programação do primeiro dia do evento principal “Rio de Versos – Festival Internacional de Poesia – Jornada Comemorativa 30ª Edição – Maricá 2025”, que ocorreu nesta quinta-feira (30/10), no palco montado na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Com um vasto repertório Villeroy, que também é compositor, relembrou alguns de seus grandes sucessos como “Pra Rua me Levar”, sua composição que ficou conhecida na voz de Ana Carolina.
Antes de sua apresentação, o cantor e artista local, Ronaldo Valentim, abriu o Palco Maricá Petrobras – Cidade da Poesia. “É uma alegria e uma permissão ter esse projeto, nesse encontro de poesia, justamente num momento tão delicado que o Rio está passando. É necessário a arte e a poesia enobrecer o sentimento dos homens. O sentimento é só gratidão”, disse o cantor.
Além da canção “Ganganta”, Antonio Villeroy é autor das músicas “Confesso” e “Aqui”, “Tolerância”, “Ruas de Outono” também conhecida na voz da cantora Ana Carolina, além de “Sinais de Fogo”, interpretada pela saudosa Preta Gil.
Logo após a apresentação de Antonio Villeroy, os irmãos Kleiton e Kledir subiram ao palco embalando sucessos como “Paixão”, “Vira Virou”, “Deu Pra Ti”, “Canção da Meia Noite”, entre outros ao longo de quase 50 anos de carreira. “Quando eu pisei no palco para passar o som, me lembrei que já toquei aqui na cidade. Foi de baixo de chuva, mas foi maravilhoso”, disse Kledir.
“Gostamos muito de escrever. Poesia, naturalmente, escrevemos muitas letras de músicas, mas também gostamos dessa parte de literatura. Temos muitos livros lançados e, para nós, é um prazer estar nesse evento que já é consagrado. É muito bom terem se lembrado da dupla para estar aqui se apresentado”, comentou Kleiton.
Quem apreciou o evento e ficou para o final para assistir aos shows, foi Thiago Alves, de 43 anos. “Acho que é um evento de extrema importância porque habita todos os espaços, sobretudo aqui na cidade de Maricá que é um município que investe em cultura. Agora com o retorno secretário Sady que é um artista e que já trouxe outros festivais para cá, como o festival de cinema”, disse o professor.
“A dupla Kleiton e Kledir faz parte da minha formação musical. Vai ser um grande momento de poder rememorar essa obra, aqui do lado de casa, dessa dupla que descobri ainda no Rio de Janeiro, antes de vir morar em Maricá”, emendou.
Nesta sexta-feira (31/10), o Palco Maricá Petrobras – Cidade da Poesia, montado na Praça Orlando de Barros Pimentel, traz um tributo ao cantor Cazuza, com Geroge Israel e Banda.
O “Rio de Versos – Festival Internacional de Poesia” é realizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, com patrocínio da Petrobras. A Lei Rouanet (Lei nº 8.313/1991) é um mecanismo de incentivo fiscal para projetos culturais no Brasil. Ela permite que empresas e pessoas físicas destinem parte do seu Imposto de Renda para apoiar projetos culturais, deduzindo o valor investido no imposto devido. Os projetos devem ser aprovados pelo Ministério da Cultura, seguindo critérios técnicos, e os patrocinadores ficam isentos da responsabilidade pela gestão dos recursos do projeto. Este projeto foi viabilizado pela existência e pelo cumprimento da Lei Rouanet.

